segunda-feira, 7 de março de 2016

Temporada de FISSURAS na Serra Geral

    Todo ano quando chega nesta época é um problema, já se passaram aproximadamente 4 meses sem escalar na Serra Geral (apesar que sempre rola uma climb e outra).
Thiago (Tatu) na via Gringa 8a, setor Godah, Treviso - SC
A ansiedade pega forte e a cada frente fria que entra, a boca vai de orelha a orelha. A vantagem do verão pra escaladores é poder desfrutar das grandes e emocionantes escaladas na cordilheira dos Andes de norte a sul e também dar um tempo pra cabeça curtindo uma praia e os boulders a beira mar. Mas ter que se afastar das perfeitas fendas da Serra Geral é pesado demais, uma hora cansa.
Cotiara, sendo tirada da trilha no
 caminho dos tropeiros, Siderópolis - SC

















 São dois grandes motivos que o verão nos afasta da serra no verão, cobras e chuvas. Dois motivos que facilmente podem chegar a uma fatalidade.
Serra Geral escondida por detrás da tempestade

      Os setores de escalada na Serra Geral são em meios a grandes vales e canions cortados por rios traiçoeiros. Devido a extensão dos vales, alguns com mais de 15km e 1200m de desnível, pode chover em sua cabeceira e onde estamos escalando o tempo mal fechar, e não com muita dificuldade essa chuva encher o rio e deixar a galera no sufoco.
enchente de 95. foto: Tadeu Santos

Em 95 em um evento climatológico veio uma frente fria da patagânia e uma lestada, chuva que vem do mar, devido a frente fria ser mais forte a lestada não conseguiu subir a serra batendo nos paredões e em apenas algumas horas essas chuvas criaram gigantes rolos d'agua devastando as comunidades locais deixando mais de 20 mortos e destruindo muitas plantações, levando animais, casas, estufas... uma tragédia. E isso não foi pontual, todos os anos acontecem rolos d'agua assustadores. Ano passado mais de 10 montanhistas ficaram presos no setor de escalada da serrinha só podendo descer dia seguinte e ainda só conseguiram sair do vale 3 dias depois, depois de abrir mais de 300m de estrada nova que o rio carregou, e o verão nem tinha começado direito. 

Então temos bons motivos pra evitar ir pra serra no verão, apenas com uma boa previsão e clima firme pra se aventurar.

    Já o inverno, ah o inverno, tempo firme, seco, sem animais peçonhentos, sem insetos, sem suor e com muitas vias pra escalar e abrir. 
A Serra Geral é muito nova em relação a escalada, mas iniciou a cerca de 15 anos. Porém a cerca de 7 anos começamos a explorar a escalada em móvel e a coisa deu um salto absurdo, de um pouco mais de 10 vias pra mais de 150 vias sendo que, quem sabe, com duas mãos dá pra contar os escaladores locais e com uma só os que conquistam vias continuamente. Hoje existe mais de 10 setores de escalada tradicional, com multi largos, uma ou outra via com proteções fixas, algumas mistas, mas o que predomina mesmo é a escalada de pura fenda.
Filipe Ronchi na via Jamais 8a, setor Blue
Canion, Lauro Muller - SC 



    Ouço muito por ai, até ouvi algumas vezes este ano em Arenales, brasileiros contando pra gringos que apanham nas fendas da cordilheira dos Andes por que no Brasil não existe escalada em fissura, ai eu fico rindo sozinho e me passa na cabeça um flash de umas 15 fissuras que eu queria ver a reação se vissem de baixo. 
No Brasil existe sim escalada em fissura e muito, SC e PR tem os melhores setores pra escalada em fenda, todos em arenito. Fissuras contínuas de mais de 50m saindo do chão. Vias com mais de 200m. Fissuras que exigem 5 peças repetidas pra conseguir mandar, ainda assim passando no sufoco porque sempre falta peça.








Fabiano Ronchi na terceira parada da via Samambaiaçu,
Setor da Galeria, Siderópolis - SC
    
  Nos último ano eu resolvi não conquistar vias e sim repeti as que conquistei e a conquista de amigos, pseh, não cheguei na metade e não me aguentei, conquistei mais umas 4 vias. Este ano quero tirar pra terminar algumas que estão me encascutando aqui na minha cabecinha, abrir outras linhas que sempre que passo por baixo me pergunto porque ainda não abrimos e também entrar numas paredes novas que é possível sair uns big wall.









 Bom, pra quem ainda não conhece as fissuras perfeitas da Serra Geral ou acham que não existem fissuras no Brasil, segue algumas fotos que é melhor do que ficar explicando aqui.
Fabiano Ronchi na via Dica Teórica 7a, Morro da Mina, Sioderópolis - SC



Renato Ronchi na Sinfonia da Lentilha 8a, Blue Canion, Lauro Muller, SC

Eu, Filipe, também não lembro o nome, um 7b, no Setor Camelo, Rio da Vaca, Lauro Muller - SC

Andrey na via (putz esqueci o nome) mas é no morro da mina, Siderópolis - SC

Rafael Caon na Falconídeo, Setor Serrinha, Siderópolis - SC

eu, também não lembro o nome da via, dizem ser um 7a, o mais difícil que já escalei, kkkk, Morro da Mina, Siderópolis - SC

Eu, Filipe, na via Rock"n Rocks 7b no Morro da Mina, Siderópolis - SC
Eu, Filipe, tomando aquele voo de faltar ar na conquista da via Limonada 7b, setor Serrinha, Siderópolis - SC

Não lembro o nome do Figura, via Jamais 8a, setor Blue Canion, Lauro Muller - SC





Nenhum comentário:

Postar um comentário