sexta-feira, 25 de março de 2011

A evolução da escalada na Serra Geral Sul Catarinense

A cerca de 15 anos atrás o montanhismo inicia ainda de uma forma discreta, e amadora na região de Criciúma, simplesmente pela vontade de estar junto as montanhas, vales, canions, cachoeiras, paredões rochosos... da Serra Geral. Mais tarde, não muito tempo depois, a escalada vem acompanhar os montanhistas em suas jornadas.
Região de paredes de arenito dificulta o desenvolvimento da escalada pela escasses de agarras, sendo que ainda na grande maioria as paredes são negativas. Além desse problema, a falta de acesso a equipamentos prejudicava ainda mais os pioneiros da escalada na região, forçando com que fabricassem equipamentos caseiros como pitons (ainda existentes em algumas fendas no setor carrasco), mosquetões, pinos "P", improvisassem cordas e cadeirinhas. Mas com a evolução dos equipamentos e da escalada, melhorou  o acesso, onde o montanhismo pode alavancar sendo abertas vias clássicas  na serra, como nos Dedos em Treviso, cachoeira do Salto Branco em Santo Antonio, também em treviso e na parede no Vale do São Pedro em Siderópolis entre outras vias clássicas em outros setores.
Como a disponilidade de agarras no arenito da serra eram poucas, a escalada lutava para evoluir, até aparecer as peças móveis. Algumas vias foram abertas, ainda muito lentamente pela falta de equipamentos
e nos últimos 2 anos duplas de escaladores se formaram juntando seus equipos, escaladores de cidades e estados vizinhos vieram nos visitar, o acesso a equipamentos facilitou e muitos setores começaram a ser explorados. Antigos setores foram abertos novas vias lindas em linhas onde pouco chamava a atênção e todo o problema de poucas agarras em paredes negativas se tornou num parque de diversões com fendas perfeitas, mais setores foram descobertos e dezenas de vias abertas.
A abertura de mais um setor...
Em um dos dias de agonia dos 6 meses que fiquei de molho com uma fratura no pé, o pessoal saiu pra conhecer a cachoeira do rio Serrinha, um dos principais rios que abastecem a barragem do rio São Bento
em Siderópolis.
 Na volta me mostraram as fotos da barca e a foto de uma parede de arenito branco me chamou atênção entre as fotos da linda cachoeira.

Não fiquei tranquilo até ir ver de perto essa parede. Quase 2 anos depois após quase todo o inverno de 2010 sem escalar, consegui um dia em que saí sozinho para abertura da trilha até o, agora, setor Serrinha.
No final da trilha dei de cara num teto de uns 30m com uma espetacular nascente de água escorrendo na parede de arenito. Minha 1ª ação foi dar uma "facãozada" na pedra e confirmar, com a faisca que saiu, que estava diante a um arenito de qualidade com dezenas de fendas entre 60 e 100m.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário